O Mundo Através da IA – Sesc Campinas – BR

A partir do dia 27 de novembro, o Sesc Campinas recebe O Mundo Através da IA / Le Monde selon l’IA, exposição inédita no Brasil que investiga as relações entre inteligência artificial e criação artística contemporânea. Vinda diretamente do centro de arte Jeu de Paume, em Paris, e com curadoria de Antonio Somaini, a mostra integra a Temporada França-Brasil 2025 e convida o público a refletir criticamente sobre os impactos sociais, éticos e ambientais da IA em nossa cultura visual.

Ao todo, 29 artistas, representando 15 países, apresentam mais de 40 obras compostas por técnicas variadas como instalações multimídia e mista, vídeos, impressão em papel, acrílico, digital e 3D, além de projeções, suscitando reflexões sobre como sentimos o mundo através da IA e de que forma ela tende a redefinir o lugar e a identidade do humano. 

Dispostas em oito seções, as obras destacam questões como a dimensão extrativista e metabólica da IA e seu impacto ambiental; a compreensão dos assuntos epistemológicos e políticos dentro de uma nova cultura visual; como situamos a IA na história, levando em consideração o papel crucial que atualmente ela desempenha na formação e articulação de conhecimento, comunicação, trabalho e poder; como a era da IA está mudando a escrita e como as tecnologias de IA criaram um tipo de trabalho terceirizado e exploratório.

Outros questionamentos são levantados na mostra, como as possibilidades decoloniais de modelos de IA frente à dimensão colonial e dominante que as tecnologias carregam, e como elas são capazes de moldar uma forma de pensar e agir, introduzindo um novo tipo de hegemonia cultural. Dentro de uma intersecção com a história, algumas obras exploram os espaços latentes das memórias culturais propondo passados alternativos, utopias esquecidas e mídias imaginárias e possibilidades futuras que tangenciam questões como a própria existência humana.